Para quem busca uma alimentação com menos agrotóxicos, mas acaba não tendo tanto tempo para comprar os alimentos durante o dia, Porto Alegre agora tem uma feira ecológica noturna. Localizada no pátio da Secretaria de Agricultura do Estado (Av. Getúlio Vargas, 1384), a Feira Ecológica do Menino Deus passa a funcionar das 11h30 às 19h às quartas-feiras.
O novo horário entrou em vigor na primeira semana de outubro. Segundo uma das organizadoras da feira, Jéssica Cici, ainda faltam informações aos moradores do bairro sobre o horário ter sido estendido. No entanto, quem está na ponta já percebeu uma maior movimentação da clientela às quartas-feiras. “A circulação de pessoas novas já aumentou. Mas o horário de maior pico segue sendo das 11h às 13h”, avalia o expositor Hadson Moraes, que coordena a Banca do Bolicho.
Para Gabriel Mathias, 25, que já trabalha há cinco anos no local como expositor, a oportunidade é de atrair público que sai do trabalho no final da tarde. A banca está na família desde o início da feira, sempre trazendo produtos produzidos no assentamento onde mora, em Eldorado do Sul (RS). Em virtude da pandemia, seguida de uma enchente, Gabriel comenta que fica muito difícil não aumentar o valor para venda: “O preço das mudas encareceu. Testamos equilibrar o que conseguimos para não ficar tão caro para o consumidor final, mas algumas coisas precisam de reajuste”.
Além de quarta-feira, a Feira Ecológica do Menino Deus funciona aos sábados, das 7h às 12h30. Ainda não há previsão de aumento nos dias de funcionamento.