CRÍTICA: Levar sustos com amigos é ainda mais divertido

Lethal Company é a prova que uma jogabilidade nova é o importante para ganhar a internet

Lançado em outubro de 2023, Lethal Company é um jogo de Terror Cooperativo e foi desenvolvido independentemente por “Zeekerss”. Disponível exclusivamente para Windows, atualmente o título encontra-se em acesso antecipado na Steam, ou seja, ainda haverá mudanças até o lançamento definitivo, e custa R$ 32,99 na plataforma. Infelizmente o jogo não conta com interface, dublagem ou legendas em português.

Lethal Company é cooperativo e pode ser jogado em até 4 pessoas. (Gif: Divulgação/Zeekerss)

Até o momento, Lethal Company está com uma aprovação de 98.74% nas avaliações da Steam e está na segunda colocação dos mais vendidos da plataforma. O jogo já teve mais de 184 mil pessoas jogando simultaneamente e mais de 190 mil pessoas assistindo-o na Twitch simultaneamente.

Como é o jogo?

Em Lethal Company, os jogadores trabalham para a Companhia e são responsáveis por coletar sucatas de antigas luas industrializadas, agora abandonadas, e assim, em até três dias, atingir a cota de lucros da Companhia. Caso contrário, o jogador recebe um Game Over e deve recomeçar do zero.

Os ambientes são diversos e cada lua possui um terreno, como deserto, montanha, desfiladeiro, pântano, e uma construção, alternando entre fábricas abandonadas e mansões. Um detalhe sobre as construções é que elas nunca são as mesmas, os mapas são gerados proceduralmente, ou seja, um algoritmo sempre cria uma fábrica ou mansão diferentes, aumentando ainda mais a sensação de estar em um labirinto. No ambiente externo, o jogador pode encontrar desafios climáticos, tempestades, enchentes e areia movediça, entre outros. Além disso, animais que começam a caçar à noite são comuns em todos os mapas. Dentro das construções o jogador tem a opção de fugir das criaturas hostis ou enfrentá-las e cada uma das criaturas tem uma maneira de ser enfrentada sem que o jogador morra.

O jogador é encorajado a utilizar o sistema de chat integrado ao Lethal Company para uma imersão maior no jogo. (Foto: Divulgação/Zeekerss)

Cada lua possui um nível de perigo, começando no D e indo até S+ e o jogo tem um sistema de progressão, então após vender as sucatas, o dinheiro remanescente pode ser utilizado para comprar itens que podem ser utilizados para ajudar na coleta de novos itens. Lanterna, walkie-talkie, escada, pá, são alguns disponíveis na loja. 

Dentro do jogo os acontecimentos influenciam na comunicação. Caso os jogadores estejam longe, não conseguem se comunicar se não estiverem carregando o walkie-talkie no inventário. Também, se o jogador se afogar ou cair na areia movediça, a voz fica abafada e incompreensível, e se alguém da equipe acabar morrendo, o jogador fica incomunicável. 

As questões técnicas

Lethal Company tem gráficos bem simples, mas não são ruins, passando a sensação de gráficos dos primórdios da época do PlayStation 2. Apesar disso, as cores são diversas e saturadas e a diferença de cenários escuros e claros são bem percebidas. Já a movimentação do personagem é outra história. Vendo seus amigos andar é como ver um desenho animado, o movimento de andar dos personagens é exagerado e um pouco travado, parecendo que o personagem desliza em vez de andar pelo cenário.

 O som do jogo é incrivelmente bom. A ambientação foi bem implementada e os efeitos sonoros contribuem para a imersão no universo em conjunto com os efeitos aplicados às vozes dos jogadores. 

A jogabilidade não é complexa e as ações são básicas, andar, correr, agachar, pular, pegar/largar objetos e utilizá-los. A curva de aprendizado é rápida, sendo um jogo bem acessível. Com uma dificuldade crescente, o jogo proporciona um aumento gradual no desafio, mantendo os jogadores envolvidos. No entanto, a falta de uma história concreta e de uma variedade significativa de fases pode levar à monotonia, tornando o jogo potencialmente repetitivo no longo prazo. Adições futuras de fases ou elementos de jogabilidade podem ser necessárias para manter o interesse ao longo do tempo. 

Sustos também são comuns, é um jogo de terror, com criaturas bizarras feitas para perseguir o jogador ou causar medo. Talvez por este quesito não seja um produto que todos irão curtir.

O jogo ainda não tem previsão para um lançamento definitivo. (Foto: Divulgação/Zeekerss)

Conclusão

Lethal Company consegue arrancar na mesma sessão gritos de desespero e gargalhada, certamente sendo um bom jogo para passar madrugadas gritando com amigos. O jogo foi um hit instantâneo justamente por mesclar reações tão diferentes, porém, para continuar com esse crescimento e não acabar no esquecimento, acredito fortemente que é necessário um aprimoramento na progressão. Os gráficos podem melhorar, mas não seria o fim do mundo se continuarem assim.  Por R$ 32,99 é um jogo que vale a pena para jogar com os amigos, principalmente naqueles momentos que todos os outros jogos parecem iguais.

Gabriel M. Ferri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também