A candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre (RS), Maria do Rosário, chegou ao comitê localizado na Cidade Baixa, às 17h10, cumprimentando e conversando com os apoiadores presente em frente à sede. Após a sua chegada, outras lideranças políticas, como a candidata a vice da chapa, Tamyres Filgueira, e a vereadora Luciana Genro, ambas do PSOL, também se uniram para acompanhar a apuração dos votos.
A derrota para Sebastião Melo (MDB) foi definida matematicamente às 18h15, quando a contagem dos votos chegou aos 88%, mas Maria do Rosário preferiu aguardar que a totalização estivesse concluída – 61,53% a 38,47%, diferença de 152.339 votos – para falar com a imprensa.

Durante seu pronunciamento, a petista destacou que esta foi a primeira vez que duas mulheres – ela e a vice – a desafiaram as estruturas de poder e chegaram à disputa de um 2º turno em Porto Alegre. A candidata agradeceu a Porto Alegre e aos votos que ela e Tamires receberam, que considerou expressivos, e a colaboração dos partidos parceiros: PT, PSOL, PCdoB, PV, PSB, AVANTE e a Rede Sustentabilidade.
Maria do Rosário destacou seu desapontamento com o número de abstenções. “Há uma tristeza que tenho: é do número de abstenções, porque a abstenção cresce na mesma proporção em que aqueles que exercem mandatos não cumprem a sua palavra e não conseguem conectar-se aos eleitores e eleitoras.” Por fim, a candidata fez um pedido ao município: “Por favor, Porto Alegre, não desista de si própria. Nós somos a cidade da Participação Popular, aqui há uma força popular de esquerda das mulheres, dos negros, dos partidos. Essa força está firme, está viva, e hoje, quando não vence eleitoralmente, ainda sim pode dizer: estamos vivos e vivas, estamos fortes e somos vitoriosos”.

Após o pronunciamento, Maria do Rosário se dirigiu à saída do comitê e, na rua, abraçou apoiadores e se juntou a colegas em caminhão de carreata estacionado na frente da sede, para ouvir e acompanhar os pronunciamentos de outras lideranças políticas, como Edegar Pretto (PT), Matheus Gomes (PSOL), entre outros, que comentaram sobre o resultado e demonstraram apoio a ela, com discursos de militância. Nesse momento, o ex-governador Olívio Dutra (PT) também apareceu no meio do público e foi recebido por Maria e Tamyres, que ficaram ao lado dele durante o restante do ato.