Rodrigo Decimo (PSDB) é eleito prefeito de Santa Maria

Atual vice, candidato do PSDB teve 54,50% dos votos válidos e venceu Valdeci Oliveira (PT)

Rodrigo Decimo, do PSDB, foi eleito neste domingo (27) prefeito da cidade de Santa Maria (RS) para os próximos quatro anos. No segundo turno, Rodrigo Decimo, atual vice-prefeito, recebeu 76.803 votos, 54,50% dos votos válidos, enquanto o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) somou 64.113 votos, 45,50% dos votos válidos. Na contabilidade de votos totais, o município teve 1,95% nulos e 2,14% brancos, além de uma abstenção de 29,83%.

Questionado pela Rádio CDN sobre o resultado final da eleição, o atual prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) parabenizou o sucessor Rodrigo Decimo. “A vitória do Rodrigo é fruto do trabalho dele junto com o meu. Tenho certeza de que novamente foi a verdade e o trabalho que venceram a eleição.” Decimo agradeceu pelos votos recebidos na primeira entrevista realizada pela Rádio CDN após ser eleito. “Agradeço a todos que acreditaram no nosso projeto para fazer uma cidade melhor.”

Valdeci Oliveira, do PT, no momento do voto, em Santa Maria – CHRISTIANO ERCOLANI/DIVULGAÇÃO

A divulgação das primeiras seções já mostrava uma vantagem de Rodrigo Decimo. Com apenas 4,60% das urnas apuradas, ele estava com 61,52% dos votos válidos contra 38,48% de Valdeci Oliveira. Já com 69,05% da apuração, Decimo matinha vantagem com 55,45% e Valdeci com 44,55%.

No primeiro turno, Valdeci Oliveira foi o mais votado, com 40,63% dos votos válidos, enquanto Rodrigo Decimo recebeu 25,86%.

Quem é Rodrigo Decimo (PSDB)

Rodrigo Decimo, de 56 anos, exerce o cargo de vice-prefeito de Santa Maria na atual gestão de Jorge Pozzobom. O empresário, que também é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2020.

A vice-prefeita escolhida para chapa de Rodrigo Decimo é a Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga, de 61 anos. Lucia é professora de ensino superior e filiada ao Progressistas (PP). A eleição de 2024 foi a primeira vez que a professora disputou um cargo público. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também